sábado, 31 de março de 2012

A vida de Claude Henri de Rouvroy



     Conde de Saint-Simon, Paris, (1760 - 1825) historiador e teórico político, socialista francês. Pertencente a uma família aristocrática caído em tempos difíceis, o conde de Saint-Simon era sobrinho-neto do duque Luís de Rouvroy, famoso por suas memórias, que descreveu a corte de Luís XIV.Por tradição familiar, Saint-Simon era para ser militar. Participou da Guerra da Independência para as colônias americanas durante a Revolução Francesa e se tornou um republicano. Nomeado para a presidência da Comuna de Paris em 1792, renunciou ao seu título e foi anexado à ideologia que se chama Claude Henri Bonhomme. A especulação, as acusações de bens domésticos e sua relação com Danton, que não eram vistos com bons olhos, deu-lhe na prisão em 1793, mas foi liberado em 1794.Durante o Diretório Saint-Simon teve uma posição confortável economicamente, sua casa era freqüentada por gente como Monge, Lagrange e Dupuytren. Ele viajou para a Alemanha, o Reino Unido e Suíça, onde publicou sua primeira obra: Carta de um residente em Genebra a seus contemporâneos (Lettres d'habitante un de Genève contemporains NSE, 1802 ou 1803), o que sugere que mais tarde descreveria como o seu capacidade teoria.Quebrado sua situação económica, começou a escrever numerosos textos científicos e filosóficos até que ele estabilizou. No jornal L'Organisateur disse: "Se a França perdeu o seu principal química, física, banqueiros, comerciantes, agricultores, ferreiros, etc, seria um corpo sem alma, ao passo que se você perder todos os homens considerados mais importantes no fato não trouxe mais dor do que o sentimental ", a declaração lhe valeu um julgamento.Em 1821, ele escreveu O sistema industrial (Du système industriel), e em 1825 seu livro mais importante, Nova Cristianismo (Nouveau Christianisme). Arruinado pela segunda vez, ele tentou o suicídio com uma pistola, mas errou o tiro e perdeu um olho. Auxiliado por um dos seus discípulos, Saint-Simon planeja criar uma nova revista, Le producteur, mas morreu antes de sua aparência.O pensamento de Saint-Simon deriva de sua reação ao derramamento de sangue da Revolução Francesa e do militarismo de Napoleão. Em suas teorias defendia a idéia de que a propriedade privada seria bom que cada indivíduo iria receber o seu salário de acordo com sua capacidade.Na sua opinião, o principal objectivo político do Estado tinha que ser o desenvolvimento da produção, de modo que seu governo deve ser formado por todos os tipos de trabalhadores industriais, os camponeses e latifundiários. Ele propôs que os cientistas tomam o lugar dos clérigos na ordem social, o papel da religião levaria para as classes mais baixas da sociedade em sua luta para melhorar suas condições de vida. Ele também proclamou a abolição dos direitos de herança ea formação de uma associação cuja função era impedir a guerra.Saint-Simon foi fortemente influenciado por Auguste Comte, como resultado de colaborações conjuntas e, embora seus caminhos acabaria distância, o positivismo de Comte é baseada principalmente na simonianos conceitos. Após sua morte, seus discípulos popularizou sua ideologia durante o Segundo Império. Sua precoce obtido o nome de Saint-simonismo, como se fosse quase uma religião, embora a associação acabaria por dissolver. A influência da ideologia de Saint-Simon no pensamento moderno foi profunda. Previu corretamente a industrialização futuro do mundo e confiou a solução da maioria dos problemas da sociedade em ciência e tecnologia.

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